Registrar | Login | Busca:
 
 
Sinônimos de tipos de conteúdo | Mais visitados |  

Home » Conteúdo » A gestão do desenvolvimento de produt...
 
 
A GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO VIA APQP NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
 
 
  • Visitas: 3848
    • Currently 3/5 Stars.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
  • Nota: 3/5 (1677 votos)
Dissertação
A gestão do desenvolvimento de produto via APQP na indústria automobilística
Criado por Henrique Rozenfeld em 26 de Novembro de 2012 - 08:44.
URL: link da dissertacao no portal de teses da USP
Descrição:

Dissertação de mestrado defendida da engenharia de produção da Poli USP orientada pelo Mario Salerno

Resumo em portuguêsO processo de desenvolvimento de produto (PDP) é reconhecido por influenciar diretamente a competitividade das empresas. O sucesso do desenvolvimento pode contribuir, entre outros resultados, no aumento da participação de mercado, conquista de novos clientes, redução de custos e melhora da qualidade. O PDP realizado entre montadora de veículos e fornecedor requer atenção especial no que diz respeito à gestão do processo e à interação entre as empresas. Isso porque, em muitos casos, fornecedores detêm o conhecimento tecnológico do produto e processo de produção do mesmo e a montadora detém o conhecimento das necessidades de performance do projeto. Dentro destas duas instituições, montadora e fornecedor, ocorre um movimento que envolve competências, responsabilidades e a atuação de diversas áreas funcionais. Todo este processo requer integração, comunicação e estrutura, para que possa ocorrer de maneira organizada. Montadoras americanas desenvolveram uma metodologia que busca suprir algumas das necessidades de integração no PDP, o Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP). O objetivo deste trabalho é discutir esta metodologia, identificando condições em que o APQP contribui para a gestão do processo de desenvolvimento do produto. Este trabalho foi desenvolvido por meio de estudos de casos da indústria automotiva, entre os quais dois estudos com maior profundidade. Em um segundo momento, foi pesquisado um grupo maior, de 20 fornecedores de um mesmo projeto, para avaliar se as conclusões obtidas nos dois casos mais aprofundados eram representativas para um grupo amplo. Nos casos estudados, foi possível identificar que atrasos por parte da montadora dificultam a gestão do processo. O fornecedor, ao trabalhar próximo do cliente, obtém informações que possibilitam administrar atrasos e prazos comprimidos, muitas vezes antecipando-se a formalizações da montadora. Isso tem custos adicionais, mas revela que o APQP pode contribuir positivamente na interação, fornecendo subsídios para um alinhamento constante. Porém, não impede que falhas internas na montadora sejam evitadas.

Palavras-chave: APQP, GDP, PDP, automotiva, desenvolvimento, gestão, indústria automobilística, product development, produto
Nó: 16132
Referência completa: ROCHA, Juliana Rossi Pereira. A gestão do desenvolvimento de produto via APQP na indústria automobilística. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-20082010-152136/>. Acesso em: 2012-11-26.

Conhecimentos relacionados Managing product development collaborations
A self-assessment tool for implementing concurrent engineering through change management
Apresentação de um método para a melhoria do processo de desenvolvimento de novos produtos
Pesquisas sobre TRM no Brasil
New product development (NPD) - body of knowledge (BOK)
Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produtos (CBGDP)
Empresa de consultoria - DM&P
The Profit-Making Allure of Product Reconstruction
Managerial issues in modularising complex products
Integration of Technology Roadmapping and Project Portfolio Management to Improve the Front-End of NPD Process


Ver todos

Comentários

Log in ou crie uma conta de usuário para comentar.

        

 
 
Copyright © 2007 Portal de Conhecimentos