Integration of FMEA and the Kano Model: An Exploratory Examination
Criado por Rafael Laurenti (
KTH ) em 12 de Novembro de 2009 - 17:29. Atualizado por Rafael Laurenti (
KTH ) em 18 de Dezembro de 2009 - 11:45.
Descrição:
O método aumenta as capacidades do FMEA por meio de sua integração ao modelo de Kano, tornando-o um método orientado ao consumidor (customer oriented). A integração envolve a abordagem tradicional para a determinação da severidade e do RPN, classificando as severidades dos modos de falha de acordo com as percepções do consumidor. A integração apóia a relação não linear entre frequência e severidade de falha, característica do modelo de Kano, que caracteriza atributos de um produto ou serviço, baseada em quão bem os atributos são capazes de satisfazer as necessidades do consumidor. Além disso, é proposto um novo índice denominado “correction ratio” (Cr) para facilitar a determinação falhas críticas para ações de melhoria, baseado no critério meta de ocorrência.
Palavras-chave:
Customer satisfaction, FMEA, Failure modes and effects analysis, Kano, modelo de Kano
Nó:
11270
Referência completa:
SHAHIN, A. Integration of FMEA and the Kano Model: An Exploratory Examination. International Journal of Quality \& Reliability Management, v.21, n.7, p.731 - 746. 2004.