Registrar | Login | Busca:
 
 
Sinônimos de tipos de conteúdo | Mais visitados |  

Home » Conteúdo » O ENSINO DO DESIGN: A INTERDISCIPLINA...
 
 
O ENSINO DO DESIGN: A INTERDISCIPLINARIDADE NA DISCIPLINA DE PROJETO EM DESIGN
 
 
  • Visitas: 4749
    • Currently 3/5 Stars.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
  • Nota: 3/5 (1652 votos)
Dissertação
O ENSINO DO DESIGN: A INTERDISCIPLINARIDADE NA DISCIPLINA DE PROJETO EM DESIGN
Criado por PDPNet Knowledge Network ( NUMA / USP ) em 20 de Janeiro de 2009 - 14:24.
Descrição:

A nova realidade social, a modernização dos meios de comunicação e os impactos desses processos nos costumes e hábitos, têm desafiado os pesquisadores da área de Design a redefinirem e a desenvolverem novos procedimentos teórico-metodológicos que possam compreender essas mudanças e que dizem respeito aos novos modos de "pensar, agir e projetar", na medida em que as antigas convenções, crenças e referências estão sendo pulverizadas e dissolvidas. Nesse contexto, há uma notória preocupação por parte de diversos pesquisadores do Design, em repensar e reconstruir orientações metodológicas e epistemológicas que contemplem os processos e as transformações dinâmicas, que envolvem e permeiam a complexa sociedade contemporânea. O primeiro passo dessa tentativa tem sido apontar e romper com os pressupostos e métodos educacionais calcados na fragmentação e pulverização dos saberes, que impedem a integração no ensino. O objetivo principal do trabalho é identificar e evidenciar a presença de manifestações interdisciplinares na disciplina de Projeto, mais especificamente, no Projeto de Desenvolvimento de Produto, nos cursos de graduação em Design. Com esse propósito, analisaremos a complexidade das diversas disciplinas, competências e habilidades que se entrecruzam na disciplina de Projeto de Produto, na tentativa de observar como os programas e projetos pedagógicos atuais incorporam as novas propostas metodológicas, capazes de promover o desenvolvimento integral do indivíduo, bem como sua interação com o meio social. Para a construção do alicerce teórico-metodológico, partiremos de múltiplas referências destacando o conceito de interdisciplinaridade. Ao incorporar esse conceito, nossa intenção é ampliar as perspectivas apontadas pelos educadores e pesquisadores que discutem e analisam a complexidade de saberes, produzidas e articuladas no contexto do Design.

Palavras-chave: Design
Nó: 9936
Referência completa: Folhas: 176
Orientador: Leila Amaral Gontijo
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave livres: Design, Ensino, Interdisciplinaridade, Inter-relação disciplinar, Currículo
Ano de apresentação: 2004

Conhecimentos relacionados Design for Six Sigma - A Roadmap for Product Development
Eco Design: the sourcebook
A otimização do Processo de Planejamento do Projeto de Produtos Industriais, pela Segmentação de Mercado e Arquitetura do Produto.
Environmental performance of products: benchmarks and tools for measuring improvement
Establishing the business of the future: the role of organizational architecture and information technologies
Design to doc - modelo de apoio para o projeto voltado para o custo operacional direto de aeronaves
Professor P John Clarkson
19th CIRP Design Conference - Competitive Design 2009 Cranfield
The iPod and the Bathtub
O sucesso da Esdi, a escola carioca que se tornou referência global em design


Ver todos

Comentários

Log in ou crie uma conta de usuário para comentar.

        

 
 
Copyright © 2007 Portal de Conhecimentos