Registrar | Login | Busca:
 
 
Sinônimos de tipos de conteúdo | Mais visitados |  

Home » Conteúdo » Sistema Produto-serviço
 
 
SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO
 
 
  • Visitas: 14686
    • Currently 3/5 Stars.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
  • Nota: 3/5 (1676 votos)
Melhores Práticas
Sistema Produto-serviço
Criado por Glauco Mendes ( Universidade Federal de São Carlos ) em 09 de Maio de 2014 - 16:30.
Atualizado por Glauco Mendes ( Universidade Federal de São Carlos ) em 09 de Maio de 2014 - 16:39.
Descrição:

Objetivo da Página

O objetivo desta página é apresentar os conceitos-chaves sobre Sistema Produto-Serviço, do inglês Product-Service System (PSS).

Introdução

O setor de serviços é a principal fonte geradora de riqueza e de empregos na maioria dos países. Esta situação é chamada de economia de serviços, que se relaciona com a economia funcional, na qual uma de suas características é o valor da utilização, ou seja, a ideia de que a satisfação dos clientes não está na propriedade de produtos, mas na oferta de uma solução que atenda as suas necessidades (MONT, 2002).

A mudança de uma lógica orientada ao produto para uma lógica orientada aos serviços é uma tendência de inovação nos mundo dos negócios. Ao adotar esta nova visão, o papel dos serviços ganha mais importância nas economias e nas estratégias de muitas empresas (MONT, 2002).

Definição de PSS

A necessidade de se criar valor e promover melhores soluções aos clientes têm motivado muitas empresas a adotar estratégias de comercialização baseadas na oferta conjunta de produtos e serviços.

Há diversos termos que abordam a oferta de integrada de produtos e serviços. Entre eles, o termo servitização consiste na evolução de uma oferta de produtos tangíveis para uma oferta em que o componente de material é inseparável do sistema de serviços. Na área da tecnologia da informação, o termo comumente encontrado é o de Service Science (BULLINGER et al., 2003; CHESBROUGH e SPOHRER, 2006; BAINES et al., 2009).

Já o PSS é resultado de uma estratégia que muda o foco do negócio de projetar e vender somente produtos físicos, para fornecer um sistema de produtos e serviços que, em conjunto, são capazes de suprir necessidades específicas dos clientes (MONT, 2004; MANZINI; VEZZOLI, 2003).

Para os autores Goedkoop et al. (1999) e Baines et al. (2007), o PSS deve ser entendido como uma combinação de produtos e serviços em um sistema que fornece as funcionalidades necessárias para o usuário de uma forma que reduz o impacto ambiental.

Portanto, o PSS é também resultado de uma nova forma de abordar a cadeia de valor e de oferecer funcionalidades aos clientes, visando gerar um menor impacto ambiental do que os produtos e serviços ofertados separadamente (MONT, 2000).

Benefícios do PSS

Entre os argumentos que justificam o uso estratégico dos serviços estão interesses econômicos e mercadológicos, tais como: os serviços facilitariam as vendas de produtos, contribuiriam para a fidelização dos clientes, representariam novas fontes de receitas e, por fim, possuiriam maiores margens de lucro que os produtos tangíveis (MONT, 2002; BAINES et al., 2009b).

Outro argumento associado é que a abordagem orientada para serviços teria o potencial de minimizar impactos ambientais (MONT, 2002; MORELLI, 2006). Isso seria alcançado principalmente pelo conceito de desmaterialização, que consiste na redução do uso de materiais na produção e no consumo (MONT, 2002; TUCKER, 2004). A expectativa é que uma oferta que congregue serviços e produtos tenha menor impacto ambiental, já que a adição de serviços seria uma forma de atender as necessidades dos clientes, atenuar o uso de recursos e diminuir emissões (TUCKER, 2004).

Portanto, a adoção do PSS pelas organizações representariam benefícios potenciais:

a) Empresas provedoras de PSS: novas oportunidades de negócios, fidelização de clientes, maximização de lucros, acesso a informações sobre as operações do cliente que podem ser usadas para melhoria de seus produtos e serviços e aumento de competitividade.

b) Clientes de provedores de PSS: ofertas mais customizadas, maior atendimento de suas necessidades por meio da oferta integrada de produtos e serviços, foco em processos centrais do seu negócio e responsabilidade sobre atividades do ciclo de vida do produto transferida para o provedor do PSS.

c) Meio-ambiente: redução dos impactos ambientes a partir da lógica de valor do uso em vez da propriedade dos produtos, desmaterialização, cenários alternativos de uso dos produtos com consequências ambientais, investimentos na confiabilidade e durabilidade dos produtos e aumento da produtividade dos recursos.

d) Sociedade: Formulação de políticas que promovam padrões sustentáveis de consumo e estilo de vida.

Tipos de PSS

Ainda que a pesquisa sobre tipologia de PSS esteja em evolução, uma forma tradicional de classificar os tipos de PSS é dada por Tukker (2004), a saber:

a) PSS orientado ao produto: adição de serviços (manutenção, reparo, reuso, reciclagem, treinamento e consultoria) à oferta de produtos tradicionais. O objetivo é garantir maior funcionalidade e durabilidade do produto.

b) PSS orientado ao uso: disponibilização do uso do produto. Assim, a propriedade de produto não é transferida ao cliente e o objetivo da empresa é maximizar a utilização e o ciclo de vida do produto para atender à demanda.

c) PSS orientado ao resultado: comercialização de um resultado, uma solução ou competência. O provedor do PSS mantém a propriedade do produto e altera seu status para um provedor de uma solução ao cliente.

Impactos

O PSS pode ser considerado uma alternativa para as empresas que buscam inovação em seus negócios. A adoção do PSS por uma empresa promove mudanças em seu modelo de negócio e seus processos de negócio, principalmente nos casos de tipos de PSS orientados ao uso e ao resultado.

Palavras-chave: PSS, Sistema Produto-Serviço; Product Service System
Nó: 16600
Referência completa: BAINES, T. S.; LIGHTFOOT, H. W.; EVANS, S. et. al. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, 221, 10, p. 1543-1552, 2007.

BAINES, T.; LIGHTFOOT, H.; PEPPARD, J.; JOHNSON, M.; TIWARI, A.; SHEHAB, E.; SWINK, M. Towards an operations strategy for product-centric servitization. International Journal of Operations & Production Management, 29, 5, p. 494-519, 2009a.

BAINES, T.; LIGHTFOOT, H.; BENEDETTINI, O; KAY, J. M. The servitization of manufacturing: A review of literature and reflection on future challenges. Journal of Manufacturing Technology Management, 20, 5, p. 547–567, 2009b.

BULLINGER, H.-J.; FÄHNRICH, K.-P.; MEIREN, T. Service engineering—methodical development of new service products. International Journal of Production Economics, 85, 3, p. 275-287, 2003.

CHESBROUGH, H; SPOHRER, J.A research manifesto for services science. Communications of the ACM - Services science, 49, 7, 2006.

GOEDKOOP, M. J.; HALEN, C. J. G. VAN; RIELE, H. R. M. TE; ROMMENS, P. J. M. Product Service systems. Ecological and Economic Basics. Economic Affairs. Holanda: [s.n.]. , 1999

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. A strategic design approach to develop sustainable product service systems: examples taken from the “environmentally friendly innovation” Italian prize. Journal of Cleaner Production, 11, 8, p. 851-857. 2003.

MONT, O. Product-Service Systems Final Report The International Institute of Industrial Environmental. . [S.l: s.n.]. , 2000

MONT, O. Clarifying the concept of product – service system. Journal of Cleaner Production. 10, p. 237-245, 2002.

MORELLI, N. Developing new product service systems (PSS): methodologies and operational tools. Journal of Cleaner Production, 14, 17, p. 1495-1501, 2006.

TUKKER, A. Eight types of product–service system: eight ways to sustainability? Experiences from SusProNet. Business Strategy and the Environment, 13, 4, p. 246-260, 2004.

Conhecimentos relacionados Product Service Systems - Ecological and Economical Basics (Anexxe Report)
Product Service Systems - Ecological and Economical Basics
State-of-the-art in product-service systems
Apresentação "State-of-the-art in product-service systems"
Blog Remote Work - Sistema Produto Serviço para Trabalho Remoto
Sustainable Solutions: developing products and services for the future
Entrevista Rolls-Royce sobre PSS
Introduction to Product/Service-System Design
Introducao sobre PSS
Functional Thinking for Value Creation


Ver todos

Comentários

Log in ou crie uma conta de usuário para comentar.

        

 
 
Copyright © 2007 Portal de Conhecimentos