Registrar | Login | Busca:
 
 
Sinônimos de tipos de conteúdo | Mais visitados |  

Home » Conteúdo » PDM (Product Data Management)
 
 
PDM (PRODUCT DATA MANAGEMENT)
 
 
  • Visitas: 13014
    • Currently 3/5 Stars.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
  • Nota: 3/5 (2135 votos)
Melhores Práticas
PDM (Product Data Management)
Criado por PDPNet Knowledge Network ( NUMA / USP ) em 19 de Dezembro de 2008 - 16:45.
Atualizado por Henrique Rozenfeld em 11 de Maio de 2016 - 16:46.
Sumário:
Descrição:

Situação Atual

Devido à pressão da concorrência, a melhoria do processo do desenvolvimento de produto com a adoção da engenharia simultânea vem sendo um dos maiores desafios entrentados pelas empresas. Isto significa lançar produtos no mercado em uma maior frequência, em um menor tempo (time-to-market) e com a qualidade exigida pelos clientes. A fim de atingir esses requisitos, muitas empresas adotam métodos , técnicas da engenharia simultânea para tentar melhorar sua engenharia, assim como sistemas de informação. Porém na maioria das vezes esbarram na dificuldade de implantação, englobando a dificuldade de se gerenciar as informações criadas e as atividades a serem realizadas.

Apesar do grande desenvolvimento da tecnologia da informação a maioria das indústrias de manufatura controla as informações de engenharia na forma de papel. Segundo AMR, cerca de 80% das indústrias ainda usam um sistema manual, baseado em papel, para controlar as modificações de engenharia.Os problemas decorrentes desta situação são muitos e afetam diretamente o desempenho do processo de desenvolvimento de produtos. Cópias de desenhos desatualizadas, circulação lenta de documentos, excesso de papel, alto índice de retrabalho, dificuldade de se obter informações dos produtos são problemas comuns na maior parte destas empresas.

Os sistemas de gerenciamento de dados do produto (PDM) se destacaram no meio dos anos 90 como uma das principais ferramentas para a concretização da engenharia simultânea, gerenciando as informações e atividades de desenvolvimento de produto.

Conceito de PDM

Product Data Management (PDM) é uma tecnologia de software que visa gerenciar todas as informações e processos relativos ao ciclo de vida de um produto. Entendendo-se ciclo de vida como todo o período compreendido desde a concepção de um produto até sua obsolescência, passando pelas etapas de projeto e produção.

A tecnologia PDM propõe-se a explorar ao máximo os benefícios da engenharia simultânea, controlando a informação e distribuindo sistematicamente para as pessoas que a necessitam.

Várias nomenclaturas como, PIM (Product Information Management), TDM (Technical Document Management), TIM (Technical Information Management) e EDM (Electronic Document Management) são usadas com significados semelhantes. Porém todos estes sistemas podem ser classificados dentro de dois grupos distintos: PDM e EDM. Sistemas EDM (Electronic Document Management) são todos aqueles focados no gerenciamento de documentos podendo ou não estar relacionados à engenharia. Já os sistemas PDM são voltados para o gerenciamento do produto e de suas partes, possuindo assim funcionalidades especiais como controle da estrutura de produto e controle das modificações de engenharia. Muitos sistemas PDM são hoje denominados de sistemas PLM.

Funcionalidades

As funções de um sistema PDM podem ser divididas e classificadas de várias formas. Segundo PDMIC, as funcionalidades de um sistema PDM podem ser divididas basicamente em gerenciamento de dados do produto e gerenciamento do processo. O gerenciamento de dados do produto abrange o controle da estrutura de produto, classificação de componentes e classificação de documentos.

O gerenciamento do processo inclui todas as funcionalidade relativas ao fluxo de trabalho, tais como o processo de aprovação de um produto e de modificação de engenharia.

Segundo GASCOIGNE as funções de um sistema PDM podem ser divididas em funções de usuário e funções complementares, como descrito abaixo:

Funções do usuário:

  • Gerenciamento do ciclo de projeto: controla a criação e aprovação de documentos e partes do produto, a circulação (por meio de workflow), segurança e o acesso aos dados, relacionamento entre os dados, check-in e check-out;
  • Alterações de engenharia: sistematização do processo de modificações de engenharia (ECM), controle de versões e revisões;
  • Estrutura de produto: controla a lista de materiais (BOM), estrutura de partes e de documentos, gerenciamento da configuração do produto;
  • Classificação: sistema de identificação e classificação de componentes e ferramentas de buscas rápidas e recuperação de informações;

Funções complementares:

  • Comunicação: viabiliza a comunicação e notificação entre os usuários, e mantém interface com o sistema de e-mail;
  • Transferência de dados: mecanismos de troca de dados entre usuários do sistema, e entre diferentes aplicativos;
  • Visualização: mecanismos de visualização rápida de imagens e redlines (anotações eletrônicas) sem a necessidade de executar o aplicativo de origem;
  • Administração: configuração e customização, controle de usuários, administração do sistema.

Estrutura de um Sistema PDM

Existe uma grande variedade de sistemas PDM disponíveis no mercado. Eles podem se diferenciar em vários aspectos tais como domínio de aplicação, arquitetura do sistema, abrangência de funcionalidades, preço, etc.. Porém, a maior parte utiliza os mesmos princípios para gerenciar as informações.

A figura abaixo mostra esquematicamente a estrutura de um sistema PDM, seguida pela descrição de seus principais elementos.

  • Vault (cofre): o vault é o local onde os arquivos gerenciados ficam armazenadas. É a parte do sistema que garante a segurança das informações e o controle de acesso dos usuários;
  • Metadados: além do vault o sistema possui uma base de dados com metadados (informação sobre informação). Estes dados são informações sobre os arquivos, que permitem que estes sejam gerenciados. Alguns exemplos de metadados são: descrição do arquivo, autor, part number, data de criação, etc..
  • Integração: para obter as informações eficientemente á necessário que o sistema PDM esteja integrado com os aplicativos que geram as informações. Atualmente a integração com os sistemas CAD se encontra mais evoluída nos sistemas comerciais, mas existe a preocupação em se desenvolver integração com outros sistemas como MRP, ERP, CAPP, etc..
  • Interface: a interface dos sistemas comerciais são geralmente gráficas e permite que o usuário acesse as informações disponíveis rapidamente, na forma de imagens, tabelas e gráficos.

Benefícios

O maior problema que envolve essa tecnologia, impedindo sua rápida expansão, é a dificuldade do processo de implantação dos sistemas PDM. Geralmente estes processos são lentos, caros e exigem uma significativa adaptação técnica e cultural na empresa. Entretanto, muitos casos de sucesso estão mostrando que os benefícios de um sistema em funcionamento justificam sua utilização.

O principal resultado obtido é a redução de time-to-market, ou seja, tempo de lançamento do produto no mercado, através da eliminação de atividades improdutivas e da organização das informações do produto. Além disso o sistema contribui para a melhoria da qualidade do produto e para a redução do custo do produto e do seu processo de desenvolvimento.

Teses

PIKOSZ, P. (1997); Product Data Management in the Product Development Process; Machine and Vehicle Design; Chalmers University of Technology, Sweden

OMOKAWA, R.(1999); Utilização de sistemas PDM em ambientes de engenharia simultânea: O caso de uma implantação em uma montadora de veículos pesados.; USP,São Carlos.

Softwares

DocuShare http://docushare.xerox.com/

Entrada Sofwares http://www.entradasoftware.com/

NovaSoft Systems, Inc. Home Page http://www.NOVASOFT.com/

PTC Windchill http://www.ptc.com/product/windchill/pdm-process

Enovia http://www.3ds.com/products-services/enovia

Siemens http://www.plm.automation.siemens.com/pt_br/plm/pdm.shtml

Sites Relacionados

CIMDATA (1999). http://cimdata.com Site da empresa de consultoria CIMData que pesquisa o mercado de CAD e PDM. Contém notícias e artigos.

John Stark Associates (1999). http://www.johnstark.com/ Site da consultoria John Stark especializada em desenvolvimento de produtos. Contém bastante conteúdo sobre desenvolvimento de produtos e sistemas PDM, incluindo links e bibliografia.

Palavras-chave: PDM (Product Data Management)
Nó: 9513

Comentários

Log in ou crie uma conta de usuário para comentar.

        

 
 
Copyright © 2007 Portal de Conhecimentos